Conhecimento Mol

Novos Conceitos!



A opção de estudar fora é algo que deixa muitas pessoas em dúvidas, se elas realmente devem se dedicar em outro país ou simplesmente tentar a sorte aqui no Brasil mesmo. A preferência geralmente sempre é ir para os Estados Unidos da América porém nós da Equipe Conhecimento Mol ressaltamos que você deve se lembrar que nem tudo é um mar de rosas, que em outro países você além de conhecer uma nova cultura, você também passara por dificuldades, como os estudos e burocracias.

O sonho de muitos jovens é estudar no exterior. Pode ser por apenas um mês ou até por todo o período da universidade. Erra, porém, quem acha que a preparação para cursar uma faculdade além das fronteiras brasileiras é a mesma daqui. Os que decidem fazer o Ensino Superior lá fora têm que se planejar por mais tempo e focar os objetivos.

A coordenadora de intercâmbio da Cultural Adventure, Alexandra Apollaro, diz que alguns jovens acabam não sabendo que há a possibilidade de fazer a graduação fora do Brasil porque esses programas são pouco divulgados. - Todos sabem que existem work experiences e parcerias de trainee, mas muitos acabam desperdiçando outras oportunidades por falta de conhecimento.

A primeira atitude é ter certeza da escolha. Aqueles que decidem ainda antes de terminar o Ensino Médio levam vantagem porque podem concluir o colégio já no país escolhido para continuar os estudos. Aqueles que decidem depois, terão várias outras etapas para ultrapassar. Com a decisão tomada, parte-se para a escolha do país onde sera feita a graduação. Deve-se ter o domínio pleno da língua e, para comprovar isso, vários exames são exigidos.

- As universidades pedem exames específicos de proficiência na língua. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum a exigência do Toefl. Já na Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra, pede-se IELTS. Na França é o Delf e na Espanha, o D.E.L.E. Além disso, as universidades solicitam o histórico escolar de Ensino Médio do aluno. Esse documento deve ser traduzido por um tradutor juramentado para ter validação. Com esses documentos, as universidades analisam o currículo do aluno. Mas não acaba por aí. É nessa hora que entra a vantagem de quem fez o Ensino Médio já no país escolhido.

- Quem terminou o colégio aqui, precisa passar por uma fase de "preparação" antes de tentar uma vaga. Na Inglaterra, por exemplo, existe o foundation que é uma base para a universidade. O aluno estrangeiro passa um ou dois anos fazendo cadeiras relacionadas ao idioma e à área que escolheu. Durante esse tempo, ele passará por avaliações que lhe renderão uma pontuação final. Esse número será usado na sua aprovação para a universidade. Nos Estados Unidos, a preparação é semelhante e só muda de nome: college.

- Depois de passado todo o processo, digo que ainda existe um outro ponto importante: poder pagar por tudo. É que, apesar de algumas universidades serem públicas, elas só são gratuitas para os nativos do país. Os estrangeiros têm que pagar o tuition, uma taxa anual ou semestral. Em instituições americanas, a média fica entre U$ 8 mil (em torno de R$ 14,4 mil) e U$ 20 mil (cerca de R$ 36, mil) ao ano. Nas européias, o custo é ainda maior por ser pago em euro ou libra. Além do tuition, o aluno arca com despesas de moradia no campus, em casa de família, dividindo casa com amigos ou até sozinho.

Os que não dispõem desse dinheiro não precisam se desesperar. Há ofertas de bolsas de estudo em consulad
os de vários países. Além de poder contatar diretamente a universidade escolhida para fazer a graduação e entrar em acordo sobre as taxas e possíveis bolsas.




Porém se já está tudo decidido e você realmente está indo estudar no exterior, lembre-se que você deve se organizar perfeitamente e estar ciente das suas obrigações do dia-a-dia que cumprira fora do Brasil. Marque a data de vôo com antecedência, para que você tenha tempo de se organizar, de não esquecer nada, nenhum documento importante, nenhum papel necessário, enfim. E após tudo pronto confira novamente e leve roupas compatíveis ao clima do país.

Lembramos a voce
que a saudade vai bater no coração, a vontade de novamente dormir em sua casa será enorme, sem falar nos gastos, no estresse do dia-a-dia devido a correia, e tudo mais. Mesmo o prazer de conhecer uma nova cultura e lugares diferentes estando presente, a vontade de voltar talvez possa aparecer, mas é importante lembrar de seus objetivos e ser persistente naquilo que você deseja.





E para quem não sabe há tambem aquelas pessoas que optam pelo Brasil como país para estudar segue abaixo um trecho de uma entrevista com um desses alunos que é de Angola.

Por que você saiu de Angola? - Em 99 meu país ainda encontrava-se em conflito. Então, por que não sair? Se você não sabe quando esse conflito vai terminar. Muitas pessoas optaram, assim como eu, por sair do país.

Por que o Brasil? - O Brasil é um país irmão e fala-se a mesma língua. Por que então ir para um país que fala outra língua? É mais fácil. Até você aprender outra língua, demora muito.

E qual a imagem do Brasil em Angola?
- Em Angola é tudo uma maravilha, mas é uma pena, que agora tem muita violência. Eu quando vim pra cá, não sabia que tinha tanta violência assim. É um país que ao mundo inteiro passa uma certa tranqüilidade, é a imagem que o Brasil dá para o mundo, independente de ainda estar no terceiro mundo, é aquela imagem de tranqüilidade.

E para quem quiser ver toda a entrevista basta clicar aqui.

Fontes: Vida Universitária,UOL.
Link Interessante: Um link interessante é esse video do Youtube e para assistir basta clicar aqui que voce será redirecionado.

Nós da Equipe Conhecimento Mol esperamos com mais esse post esclarecer as dúvidas de como é a vida no exterior e tambem mostrar que no Brasil tambem temos uma ótima educaçao.


Agradecemos a todos que tem comentado e ajudado nosso blog nessa competição , contamos sempre com voces que não consideramos apenas leitores e sim AMIGOS!

24 comentários:

Assunto muito interessante, pois nos dias de hoje vários estudantes brasileiros saem de suas casas para estudarem fora do país.
É isso ae equipe Mol!
ótimo tema e com boa explicação para nós jovens
abração MOl's

Poxa que velocidade.Muito show mesmo.

Eu gostei do Poster!
bom um tempo atrás estava pesquisando estudar fora do pais!
sempre tive vontade de fazer intercambio no Canada, deve ser muito bom estudar fora do Pais!

Blog Manero! to seguindo!

é um assunto bem interessante, pena que no brasil a informação é restrita aos donos da mídia,
poucos buscam o conhecimento por falta de informação, e os que tem os meios de informação, usam o poder que tem, pra brigar por audiencia,
brasil, esse nome já diz tudo.

ah! esqueci um detalhe.
rádio no blog não é legal.
muita gente acessa blogs do trabalho. como o som sai automaticamente, a primeira providencia é fechar a página.
se eu quiser ouvir música, eu ligo o meu média player.

bom texto interessante e da o que pensar

se puder

passe em meu blog

http://oarlecrim.blogspot.com

Este blog tem tudo para ganhar a competição , tem noticias , radio , o melhor conteudo , e principalmente leitores e amigos fieis , eu sou mais um desses e apoio a equipe mol, parabens a voces e continuem assim que vao se dar muito bem!

Valeu!!!
isto e uma realidade muitos brasileiros fazem intercambio em outros lugares!!!!
muito boa esta explicação, to pesnsando em ir para os EUA estudar lá!!!

Muito boa explicação, de Parabéns. Um blog muito interessante.

Gostei do Blog!
achei bem interessante e completo.

muito interessante!!
gostei mesmo..

não tive saco pra ler isso, mais muito boa explicação.

Assunto muito interessante!
Tira as duvidas de muitas pessoas que pensam em estudar em outro país!
Conteúdo bem completo!
Gostei mesmo!

ótimo blog, tema interessante!

continuem assim! o/

Importante esse novo tema
pensei que era simples essas parada de intercambio. Agora está tudo esclarecido.

João Luiz ( biru-leibe) disse... 20 de outubro de 2009 às 09:27  

muito bom o projeto de voces,abrange todos os assuntos que os alunos que irao fazer vestibular precisa!
Parabens garotos, muito sucesso
Um forte abraço .

otimo blog. parabens

muito bom o assunto de vcs... abraçoo

Consegui ler tudo de tão interessante.

dae galera gostei do blog de voces
o tema esta bem abrangente
força ae!!

Muito interessante , me ajudo ua saber um pouco mais , porque faço curso de ingles e pretendo fazer intercambio ...
valeu ai equipe mol já tou seguindo voces , um forte abraço!
fiquem co mdeus e continuem assim!
e a proposito o novo layout esta perfeito!

show de bola rapaziada :D

muito bom
parabens ae rapaziada

muito bom :)

Postar um comentário

Quem Somos

Equipe Conhecimento Mol .Acima de tudo somos Amigos, todos Alunos do 3° ano do Ensino Médio do Senai de Tubarão. Nosso Principal objetivo com este blog é vencer a promoção: Desafio do Conhecimento Its ajudando a todos do jeito que podermos para tirarmos suas dúvidas frequentes. Não importa o que aconteça,a nossa bicicleta sempre será azul!